Calçados Jacob
Funcionários
Grande (acima de 500 funcionários)
Fundada em 22 de dezembro de 1928 na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a Jacob & Cia era dirigida por Kurt Jacob, que tinha como sócio o Adolfo Jaeger. Inicialmente, a empresa fabricava sandálias conhecidas pela marca Cruzeiro. Também tinha um setor de confecção de botões, os quais eram utilizados nas próprias sandálias, ao invés de fivelas. Parte da produção desses botões era disponibilizada a terceiros. Os botões eram confeccionados de papelão, que, depois de prensados com grampo, eram cozidos em óleo de linhaça para endurecer e só então pintados na cor desejada. Uma década depois, no final dos anos 30, a empresa já contava com cerca de 150 colaboradores e gozava de uma larga aceitação em todo o país.
Findos da década de 1940, mais precisamente em 12 de maio de 1947, a empresa mudou sua razão social, passando a denominar-se Calçados Jacob S.A., nome que permanece até hoje. Assim como outras indústrias do segmento, sofreu com a crise dos anos 60 e quase encerrou suas atividades. Sua recuperação veio a partir da entrada do Brasil como país exportador de calçados, o que repercutiu no negócio da empresa.
Nos anos 70, consolidou-se com a marca Kildare e tomou um rumo de prosperidade. O surgimento do nome Kildare foi marcado por um acontecimento, no mínimo, curioso. Na época, a Calçados Jacob S.A. produzia um modelo de calçado masculino em couro branco, parecendo com o usado por médicos. Havia, nesse mesmo tempo, um seriado médico similar ao conhecido House, o qual se chamava Dr. Kildare, e os clientes chegavam nas lojas pedindo pelo calçado do Dr. Kildare. A empresa percebeu esse movimento do mercado e resolveu registrar a marca.
Hoje, a Indústria de Calçados Jacob LTDA, como passou a chamar, conta com duas unidades produtoras de calçados nas cidades de Maratá e Cachoeira do Sul, além da sede administrativa em Novo Hamburgo. Todas no Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, ela emprega cerca de 450 pessoas. A empresa é uma das mais tradicionais indústrias brasileiras do setor calçadista, atuando em todo o território nacional e em mais de 30 países. As exportações respondem por 15 dos negócios da empresa.