Grupo Cerradinho
Funcionários
Grande (acima de 500 funcionários)
A Cerradinho teve origem no município de Catanduva, região noroeste de São Paulo, quando, em 1973, o empreendedor José Fernandes comprou uma fábrica de açúcar e álcool. Nasceu aí a Usina Cerradinho Açúcar e Álcool SA.
O nome fazia referência ao povoado formado na segunda metade do século XIX às margens do Ribeirão São Domingos, onde ficava a Fazenda de São Domingos do Cerradinho. O local depois foi chamado de Vila Adolfo e, posteriormente, de Catanduva, nome formado pelas palavras tupis kaa (mata), atã (duro) e tyba (ajuntamento). E ajuntamento de mata dura indica bem o tipo de vegetação dessa área o cerrado.
Dois anos depois da aquisição, José Fernandes instalou a primeira destilaria, respondendo aos estímulos oficiais para produção de combustível alternativo, o Proálcool, surgido na primeira crise internacional do petróleo. A partir de 1987, a direção dos negócios passou a ser compartilhada pelos irmãos Luciano Sanches Fernandes, na área financeira e agrícola, Silmara Sanches Fernandes, na social, e Andréa Sanches Fernandes, na industrial.
A verticalização da empresa no setor sucroenergético acentuou-se a partir dessa época, com a ampliação do parque industrial e investimento em novas tecnologias e na cogeração de energia, à medida que crescia também seu comprometimento socioambiental.
Nos anos mais recentes, mesmo ante os novos desafios surgidos com a evolução do mercado interno e as alterações do mercado externo no período pós-crise financeira internacional, a Cerradinho manteve e mantém seu avanço em direção à produção de energias alternativas, renováveis e mais limpas que as de origem fóssil.