Lar Cooperativa Agroindustrial
Funcionários
Grande (acima de 500 funcionários)
A Lar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 19 de março de 1964, na antiga Gleba dos Bispos, hoje Missal, por um grupo de 55 agricultores, migrantes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina de descendência alemã e praticantes da religião católica. Praticamente no meio do mato, entre tocos de paus, sangas profundas, rios que não davam passo, estradas barrentas e esburacadas, longe da assistência médica, tendo como sede uma meia-água, os cooperativistas deram o primeiro nome para associação de Cooperativa Mista Agrícola Sipal Ltda., Comasil, e seu primeiro presidente Pe. José Backes, que também foi colonizador da Gleba dos Bispos (Missal).
O primeiro escritório que, além de sede administrativa, uma espécie de venda ou bolicho onde se comercializava um pouco de tudo querosene, tecidos, bebidas, remédios, prego, corda, corrente, arame e até munição usada na caça que era abundante e farta. Os colonos criavam suínos, plantavam milho, feijão, arroz, mandioca e alguns grãos de soja. A extração da madeira lapacho, peroba, angico - e do palmito proporcionavam uma renda extra. Para gerenciamento, organização e legalização da Comasil agricultores foram buscar em vila Pinheiro Machado, no município de Cerro Largo (RS), o professor primário Ignácio Aloysio Donel, que esteve no comando dos destinos da Cooperativa durante 26 anos. Donel também organizou a primeira AGO, realizada em 16 de janeiro de 1966, ocasião que foi eleito o segundo presidente, Elmundo Brod, que é também o associado 01.
Na antiga vila de Missal, pertencente ao município de Medianeira, a Comasil deu os primeiros passos rumo a agroindustrialização com a construção de uma prensa para soja, moinho de trigo, fubá e descascador de arroz. Também foram adquiridos os primeiros veículos, embriões do que é a Lar Transporte, hoje com uma frota de 569 veículos entre utilitários, graneleiros, bitrens, entre outros.