Oferta de empregos e acessibilidade: como o InfoJobs fomenta a diversidade no mercado de trabalho

A implementação do Hand Talk, plataforma de tradução em Libras, é um avanço para democratizar a busca por emprego

18 de Agosto de 2021

Oferta de empregos e acessibilidade: como o InfoJobs fomenta a diversidade no mercado de trabalho

Nos últimos anos a busca por empregos mudou, os currículos em papel deram espaço às plataformas de recrutamento online, justamente o setor em que o InfoJobs atua, com a missão de ajudar as pessoas a conseguirem o emprego dos seus sonhos, e as empresas encontrarem os candidatos ideais.

Há 17 anos, o site de empregos e empresa de tecnologia para RH, acompanha as necessidades do setor e investe em soluções digitais e inovadoras, a fim de tornar a busca por uma oportunidade e o recrutamento do candidato certo uma experiência cada vez mais positiva.

Para o RH, o InfoJobs oferece ferramentas que digitalizam e otimizam os processos seletivos, desde a abertura de uma vaga até a contratação do candidato ideal, com o auxílio da Inteligência Artificial.

Já para os candidatos, o InfoJobs possibilita o cadastro de currículo e candidatura gratuita nas diversas vagas ofertadas diariamente, por mais de 65 mil empresas que recrutam por meio do site que é líder do segmento.

Com o objetivo de promover cada vez mais a inclusão nos processos seletivos, o InfoJobs se uniu ao Hand Talk e implementou a tradução simultânea em Libras. Afinal, embora a aplicação em uma vaga online seja simples para diversos profissionais, as pessoas surdas encontram um cenário diferente.

De acordo com a WFD (Federação Mundial de Surdos), 80% dos surdos de todo o mundo possuem problemas com a alfabetização tradicional, o que implica em dificuldades para compreender a língua falada e escrita no país.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil há quase 10 milhões de pessoas que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente Libras.

Entretanto, o mercado de trabalho e, principalmente, o mundo virtual ainda são pouco acessíveis para as pessoas surdas, uma vez que elas não conseguem consumir diversos conteúdos na internet.

Uma pesquisa feita pelo movimento Web para Todos e a BigData Corp revelou ainda que apenas 1% dos sites brasileiros são acessíveis, o que reforça esse problema.

E foi olhando para a necessidade de inclusão desses profissionais que o InfoJobs implementou esse suporte em seu site por meio do Hand Talk.

Assim, o jobsite amplia ainda mais o impacto positivo causado no mercado de trabalho, uma vez que conta com mais 42 milhões de currículos, sendo cerca de 264 mil profissionais PcD, e desses uma média de 55 mil afirmam apresentar alguma deficiência auditiva.

De um lado, isso possibilita que as pessoas surdas tenham acesso às oportunidades divulgadas, e assim conquistem um emprego. Do outro, a ação fomenta a realização de processos seletivos inclusivos e sem preconceitos nas organizações.

Tornar o site mais acessível coloca em evidência o DNA da diversidade presente no InfoJobs, e com essa iniciativa, o site que possui 19 milhões de visitas mensais impulsiona um grande reflexo no ambiente corporativo.

Acesse o site do InfoJobs e confira a Maya, tradutora virtual.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas