A liderança é uma habilidade essencial em qualquer ambiente profissional. É o que impulsiona equipes, promove a inovação e impulsiona o sucesso organizacional. No entanto, nem todos os líderes são iguais. Afinal, como sabe quais são os tipos de liderança mais comuns?

Existem diferentes estilos de liderar, cada um com suas próprias características, abordagens e impactos dentro de uma equipe, mas todas com potencial e capacidade de desenvolver a equipe e conquistar resultados.

Conheça a seguir os três principais tipos de liderança encontradas dentro das empresas e como você pode identificar e desenvolver o seu estilo de liderança único. Continue a leitura.

tipos de liderança

1. Liderança autocrática

A liderança autocrática, também conhecida como liderança autoritária, é o tipo de liderança caracterizada pela tomada de decisões centralizada e pelo controle total por parte do líder.

Nesse estilo de liderança, o líder tem autoridade absoluta e pouca ou nenhuma consulta com os membros da equipe. As diretrizes são definidas pelo líder e os funcionários são esperados apenas para seguir as ordens.

Características:
Para se desenvolver como líder autocrático:

2. Liderança democrática

A liderança democrática, também conhecida como liderança participativa, envolve a tomada de decisões em colaboração com os membros da equipe.

Nesse estilo de liderança, o líder incentiva a participação ativa e a contribuição dos membros da equipe nas decisões e no processo de resolução de problemas. A comunicação aberta e o compartilhamento de ideias são valorizados.

Características:
Para se desenvolver como líder democrático:

3. Liderança transformacional

A liderança transformacional é centrada na inspiração e na motivação. Os líderes transformacionais buscam inspirar e capacitar suas equipes a alcançarem níveis mais altos de desempenho e excelência.

Eles desafiam o status quo, estimulam a inovação e promovem uma visão compartilhada e um propósito comum entre os membros da equipe.

Características:
Para se desenvolver como líder transformacional:

Cada estilo de liderança tem suas próprias vantagens e desafios, e não há um estilo certo ou errado. O importante é reconhecer suas próprias tendências de liderança e buscar desenvolver um estilo que seja autêntico e eficaz para você e para sua equipe.

Ao identificar suas principais características e áreas de melhoria, você pode trabalhar no desenvolvimento de suas habilidades de liderança e se tornar um líder mais eficaz e inspirador. Lembre-se de que a liderança é uma jornada de aprendizado contínuo e que o desenvolvimento pessoal e profissional é essencial para o sucesso a longo prazo.

Se você tem um desses tipos de liderança e quer ter um emprego nessa posição, acesse o Infojobs, cadastre o seu currículo e inscreva-se nas vagas para cargos de liderança.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos