Durante entrevistas de emprego é comum que os recrutadores façam algumas perguntas-chave que ajudam a conhecer melhor tanto o profissional quanto o seu perfil. Uma das perguntas mais frequentes é “como você se vê daqui a 5 anos?”. Mas qual é o jeito ideal de respondê-la?

Entenda o por que essa questão é feita nos processos seletivos e qual a melhor maneira de responder a ela para mostrar que você é a pessoa certa para a vaga.

Por que os recrutadores pergunta “como você se vê daqui 5 anos”?

Esta pergunta pode soar como um truque, mas ela tem um objetivo e você deve pensar cuidadosamente sobre como respondê-la. Tenha sempre em mente que o que um recrutador busca é conhecer seus objetivos de profissionais mais profundamente e não sobre sua vida pessoal.

Sua resposta a “Como você se vê daqui a 5 anos” permitirá que o recrutador entenda o que você deseja em sua carreira, quais são os seus objetivos, plano de carreira, organização e o quão ambicioso você é.

É uma maneira de entender como você se vê profissionalmente no futuro, se você está entusiasmado com o que está por vir com a conquista da vaga e se as suas expectativas sobre essa oportunidade estão alinhadas com o que a empresa busca e tem a oferecer.

Portanto, essa pergunta é bastante valiosa em um processo seletivo, uma vez que as empresas estão em busca de profissionais que enxergam a oportunidade de crescer na empresa e comprometidos com esse objetivo.

Ou seja, a intenção por trás de conhecer sua resposta é alinhar as suas perspectivas de carreira e futuro junto à empresa e, ao mesmo tempo, também diminuir os níveis de alta rotatividade, bem como evitar a contratação de uma pessoa que não esteja alinhada com as oportunidades que a empresa oferece.

O que o recrutador avalia em sua resposta a “como você se vê daqui a 5 anos”?

O recrutador busca avaliar principalmente os seguintes aspectos:

Uma pessoa que conhece o seus pontos forte e fracos, é um profissional que conhece suas habilidades e aspectos a se aprimorar, o que impulsiona o seu desenvolvimento e dedicação.

E, dependendo do nível de conhecimento sobre si, é possível perceber se você tem a soft skills de inteligência emocional, por exemplo, uma habilidade comportamental bastante apreciada dentro das equipes.

Quando você tem objetivos de carreira, pode usá-los como motivação para alcançar os resultados em que se propôs a atingir. Essa informação dá aos recrutadores uma referência do seu perfil profissional, de comprometimento e dedicação.

Sua resposta mostra se você prefere atingir as metas de resultado ao mesmo tempo em que aprendendo e se desenvolve para crescer profissionalmente ou se foca apenas nas metas sem um propósito.

Essa pergunta também ajuda ambas as partes, profissional e empresa, a entender e avaliar se estão alinhados, tanto em objetivos quanto em necessidades e oportunidades.

Ou seja, se você possui as competências que a empresa busca e se a empresa pode oferecer as oportunidades e benefícios que você procura como profissional.

Perguntas relacionadas ou semelhantes

Os recrutadores podem fazer essa pergunta ou outras semelhantes, com o mesmo objetivo de conhecer melhor seu perfil e planos profissionais. Veja algumas perguntas relacionadas a “Como você se vê daqui a 5 anos” que podem ser feitas nos processos seletivos:

Como responder à pergunta “como você se vê daqui a 5 anos” da forma ideal

As equipes de Recursos Humanos das empresas buscam por profissionais motivados e enérgicos que assumem riscos por seus objetivos. Por isso, para dar uma resposta que te destaque nos processos seletivos, anote as dicas que preparamos:

  1. Se você ainda não sabe qual é o seu propósito profissional, tente refletir antes da data da entrevista, você pode fazer uma lista e avaliar o que é mais importante para você;
  2. O ideal é que você deixe seus objetivos claros, não precisa descrever todos os detalhes pessoais. Concentre-se no que deseja alcançar e qual é o plano para chegar lá.
  3. Procure relacionar o seu planejamento de carreira com a empresa em que está sendo entrevistado, ou seja, pesquise bem sobre a empresa e observe o que possui nela que pode te auxiliar a conquistar seus objetivos.
  4. Demonstre entusiasmo pela sua carreira ao responder a pergunta. Se você não tem certeza de como se vê daqui a 5 anos, detalhe como essa posição o ajuda a atingir seu propósito de carreira no momento.
  5. Não fale sobre seus objetivos pessoais, pois eles não estão conectados com o objetivo de uma entrevista de emprego.

Exemplo de resposta ideal:

“Tenho o objetivo de alcançar um cargo de liderança e espero estar nesse nível profissional daqui a 5 anos. Por isso, tenho me dedicado ao aprimoramento de habilidades comportamentais e também pretendo fazer uma especialização na minha área.

Acredito que esses pontos vão ajudar em meu desenvolvimento para alcançar esse objetivo de carreira.

Por isso me interessei por essa vaga, vejo nessa posição e nessa empresa uma ótima oportunidade de desenvolvimento e de me superar na conquista de resultados”.

Agora que você já sabe como se dar bem nessa pergunta para conquistar as oportunidades, acesse as vagas disponíveis no site do Infojobs e inscreva-se nas melhores vagas para você.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos