Como responder:
Como você se vê daqui a 5 anos?

Certamente você já ouviu dos recrutadores: “Onde você se vê daqui a 5 anos?” e se você ainda não passou por isso, certamente em algum momento você vai passar . Esta pergunta busca conhecer suas aspirações futuras . Se você ainda não sabe o que fazer no futuro, reserve um tempo para analisar e pensar. Mas como? Continue a leitura.

Como responder: Como você se vê daqui a 5 anos?

Por que os recrutadores sempre fazem essas perguntas?

Esta pergunta pode soar como um truque e você deve pensar cuidadosamente sobre o que e como responder, tendo sempre em mente que o que um recrutador busca é conhecer seus objetivos de trabalho e não sobre sua vida pessoal. Sua resposta a "Como você se vê daqui a 5 anos" permitirá que o recrutador entenda o que você deseja em sua carreira e quão ambicioso você é. É uma maneira de entender como você se vê no futuro, se você está entusiasmado com o que está por vir ou desanimado porque não sabe o que o espera.

Essa pergunta é valiosa em um processo seletivo, uma vez que estão em busca de candidatos que enxergam crescer na empresa. O objetivo de conhecer sua resposta é diminuir os níveis de alta rotatividade, bem como evitar a contratação de uma pessoa que não esteja alinhada com as oportunidades que a empresa oferece.

O que o recrutador avalia com esta pergunta?

O recrutador busca avaliar os seguintes fatores:

  • Autoconhecimento

Uma pessoa que conhece o seu lado forte e o seu lado fraco, é uma pessoa que sabe o que quer e tem clareza sobre seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais. Dependendo da sua resposta, percebe-se se você tem inteligência emocional suficiente.

  • Ambição e desejo de progredir

Quando você tem uma ambição equilibrada, pode usá-la como motivação para alcançar o que se propôs a fazer. Por esse motivo, os recrutadores avaliam se você é uma pessoa que vai lutar para conseguir o que deseja por um motivo ou se é negativamente ambicioso, ou seja, se está disposto a fazer o que for preciso para chegar lá sem pensar nas consequências. Sua resposta mostra se você prefere atingir a meta aprendendo e crescendo ou se foca apenas na meta, sem o processo que isso acarreta.

  • Alinhamento com a empresa

A pergunta ajuda ambas as partes, pois a pessoa deve estar alinhada com o que a empresa busca, assim como a empresa deve se adequar aos valores e responsabilidades que o avaliado deseja. Ambos avaliam um ao outro para saber se são adequados e se existe um vínculo real entre as duas partes.

Perguntas relacionadas ou semelhantes

Eles podem fazer essa pergunta ou outras semelhantes, com o mesmo objetivo de descobrir sua personalidade e objetivos de trabalho. Aqui estão algumas perguntas relacionadas a "Como você se vê daqui a 5 anos".

  • Quais são seus objetivos de longo prazo no nível de trabalho?

  • O que é sucesso para você?

  • Qual seria o trabalho ideal nesta fase da sua carreira?

  • O que você está procurando com a mudança de emprego?

  • O que é mais importante na sua carreira?

  • Como você vê o futuro da sua carreira profissional?

  • Descreva seus objetivos de carreira.

Como responder à pergunta onde você se vê daqui a 5 anos

A equipe de Recursos Humanos busca funcionários motivados e enérgicos que assumem riscos por seus objetivos. Para dar uma resposta que não o exclua do processo, anote as dicas que apresentamos aqui.

  1. Se você ainda não sabe qual é o seu propósito em sua vida profissional, é melhor que você opte por dar uma resposta geral.

  2. O ideal é que você siga seus objetivos claros para responder em detalhes e se concentrar no que deseja alcançar e qual é o plano para chegar lá.

  3. Procure planejar sua carreira dentro da empresa que está sendo entrevistado, de forma com que o entrevistador saiba o seu interesse em crescer.

  4. Seja entusiasta e apaixonado pela sua carreira e mostre-o respondendo à pergunta. Se você não tem certeza de como se vê daqui a 5 anos, detalhe como essa posição o ajuda a atingir seu propósito em sua carreira.
  5. Não fale sobre seus objetivos pessoais, pois eles não entram no assunto. Respostas como "Eu me vejo casado, com filhos ou comprando uma casa" não são adequadas para esse tipo de pergunta.

Agora que você já sabe como se dar bem em uma entrevista de emprego, acesse as vagas disponíveis no site e inscreva-se naquela que se encaixe com o seu perfil. Boa sorte!


Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas