É possível notar que o mercado está cada vez mais competitivo. Fechar uma venda, na maioria dos casos, não é uma tarefa fácil.

Dentro desse cenário, as empresas estão sempre buscando modos de atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes e utilizam estratégias assertivas trazendo bons profissionais da área de vendas para que executem os melhores métodos de abordagem ao consumidor.

Mas hoje no Brasil, qual é o perfil do profissional de vendas?

Segundo o site Portal Educação, as atividades desenvolvidas pelo consultor de vendas transitam entre estudos mercadológicos, análise de opinião pública sobre determinado produto e planejamento das estratégias de vendas com base nas preferências do mercado e nas exigências do cliente, tudo isso mantendo sempre a ética e a transparência nos processos de trabalho.

Os profissionais de vendas estão cada vez mais interessados em conhecer, renovar e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Segundo a pesquisa “Mapa de Benefícios e Expectativas do Profissional Técnico e de Suporte à Gestão” realizado pela Page Personnel, feita com mais 2.500 profissionais de diversos setores de mercado e de quase todos os estados brasileiros, 94,3% dos profissionais de vendas possuem ensino superior, 38% possuem pós-graduação, 27,2% possuem um MBA e 5,7% possuem título de Mestrado.

Formação

perfil do profissional de vendas

O mapeamento também indica que, para os vendedores, ter proficiência em idiomas é muito importante para a profissão. Levando em consideração apenas os níveis “Avançado” e “Fluente”, 46% dos vendedores sabem falar inglês, 19% espanhol e 9% outros idiomas.

Idiomas (contemplando os níveis avançado e fluente)

Além disso o estudo mostra que a maioria dos profissionais está aberto a novas oportunidades: 81% estão dispostos a mudar de empresa em até 1 ano, enquanto 19% não têm planos de sair da empresa em que estão.

Sobre a percepção sobre a remuneração recebida, 45,6% acha que está abaixo do mercado para a sua posição/carga horária, 32,3% acha que é proporcional à sua posição/carga horária, 20,9% pensa que varia de acordo com a sua produção e somente 1,3% opina que está acima do mercado para a sua posição/carga horária.

Percepção sobre remuneração

Para o Supervisor Comercial do Infojobs, Jefferson Alves, o comprometimento também é um fator muito importante para as empresas no momento de decidir contratar um profissional de vendas: “os profissionais da nova geração vêm com um desejo de crescimento muito grande” e explica que “para o desenvolvimento do profissional ser completo, é fundamental que o grau de comprometimento com a empresa que trabalha seja alto. Afinal quanto mais alto o cargo, maior a necessidade contar com um profissional que esteja presente quando a empresa precise.”

InfoDica:

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