App do InfoJobs

4 Dicas para ter sucesso em uma entrevista por telefone

As empresas possuem diversas maneiras de conduzir as entrevistas. Algumas preferem que este primeiro contato seja presencial, outras optam pela entrevista virtual e outras pela entrevista por telefone. .

12 de Maio de 2016

A entrevista por telefone, normalmente, é uma etapa de pré-seleção. O recrutador está na fase de conhecer melhor o candidato, identificar se entre a oportunidade e o profissional há uma afinidade de perfil e também se ele atende aos requisitos solicitados na vaga.

Por que não sou chamado para entrevistas de emprego?

Após a pré-análise, normalmente, o recrutador convida o candidato para uma conversa pessoalmente, para explicar mais sobre a vaga, aplicar testes e analisar o comportamento do candidato.

Assim como há preparativos específicos para os processos seletivos presenciais – você pode conferir aqui -, as entrevistas por telefone também requerem uma atenção especial por se tratar de uma fase decisiva. Nesse tipo de entrevista não há o contato visual com o entrevistador, então você precisa buscar meios para se destacar durante a conversa e conseguir atrair a atenção dele.

Selecionamos 4 dicas que vão te ajudar nesta primeira etapa do processo, confira! 1 – Esteja sempre preparado!A qualquer momento o recrutador pode entrar em com você e iniciar a pré-seleção por telefone. Como você tem apenas alguns segundos para se organizar, sempre tenha em mente as informações que constam no seu currículo.

Mostre que está alinhado com o perfil descrito no CV que encaminhou ao entrevistador, isso já é um ponto positivo para você.

2 – LocalPor ser uma entrevista considerada surpresa, o ideal é que durante a conversa com a empresa você esteja em um lugar silencioso e confortável para conversar.Não se intimide caso não consiga conversar naquele momento por estar no trabalho, na rua ou em qualquer lugar que não seja apropriado à conversa. Informe ao recrutador – sempre com muita educação e delicadeza – e marque outro horário, ele vai entender.

3 – Seja objetivo durante a conversa

Assim como nas entrevistas presenciais, o recomendável é sempre falar o necessário, aquilo que realmente é relevante.

Na pré-seleção por telefone, a orientação é a mesma. Você tem que ser objetivo nas respostas, pois se trata de uma breve análise do seu perfil em relação ao que é requerido para a vaga.

Mas não se esqueça: se trata de uma conversa! Seja natural, responda o que for solicitado e complete com informações pertinentes ao assunto.

Caso o recrutador solicite que você se aprofunde em determinado assunto, não hesite! Porém cuidado com os exageros, ok?

4 – Ser verdadeiro é fundamentalEm qualquer situação, principalmente quando se trata de uma possível recolocação no mercado, diga a verdade sobre a sua carreira!

Dica extra: Acompanhe sempre as vagas às quais se candidatou. Caso o nome da empresa esteja visível na vaga, pesquise e informe-se sobre ela. Isso demonstrará o seu interesse no processo e será um diferencial durante a conversa com o entrevistador.

E não esqueça, quando receber a tão esperada ligação, respire fundo e mantenha a calma.

Estamos torcendo por você!

InfoDica:

Quais são os seus diferenciais e as suas competências?

No InfoJobs você pode realizar os testes de Inglês, Português e Espanhol e mostrar ao recrutador a sua proficiência nesses idiomas e potencializar o seu perfil.

Além disso, você também pode destacar ao recrutador as suas competências e habilidades com a Certificação do InfoJobs.

Faça os testes e a avaliação aqui.

Obs: Você precisa acessar a sua conta no InfoJobs para realização essas ações. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas