App do InfoJobs

Como driblar a crise e se recolocar no mercado de trabalho?

Você deve estar perdendo a motivação em procurar emprego porque muitas empresas estão fechando, o número de ofertas de trabalho está diminuindo e você não consegue...

30 de Outubro de 2015

Você deve estar perdendo a motivação em procurar emprego porque muitas empresas estão fechando, o número de ofertas de trabalho está diminuindo e você não consegue, apesar de tentar muito, se reincorporar ao mercado de trabalho.

Como driblar a crise e se recolocar no mercado de trabalho?

O ano de 2015 está sendo bem difícil para o Brasil, com a instabilidade econômica impactando o mercado de trabalho e gerando efeitos colaterais em toda população. Com o aumento da taxa de desemprego é normal que se sinta inseguro de não ingressar imediatamente em um novo trabalho. Porém em períodos como esse, primeiramente, você precisa manter a calma e analisar todas as possibilidades para apresentar-se de maneira destacada às ofertas de trabalho e de ser contatado para uma nova oportunidade.

Reunimos alguns passos para auxiliá-lo a driblar a crise, criar e potencializar as suas chances de acelerar a sua recolocação de mercado. Veja:

1 – Mantenha a calma sempre. Caso tenha sido desligado da empresa, o ideal é que mantenha a tranquilidade, pois manter um bom relacionamento com o antigo gestor e/ou colegas de trabalho pode ajudar futuramente ao solicitar recomendações profissionais.

2 – Faça uma análise da sua trajetória profissional, das atividades que desenvolveu na empresa, das contribuições e também dos pontos fortes e a melhorar, além da sua formação acadêmica. Trace metas e objetivos para sua carreira, não se esqueça de indicar os métodos para atingir cada passo.

3 – Revise as informações e atualize o seu currículo. É muito importante que o CV esteja bem redigido, que seja direto e com os dados centrais da sua carreira. Está em dúvida de como reformular o currículo? Clique nesse artigo.

4 – Foi convidado para participar de um processo seletivo?Fique sempre atento ao seu comportamento com o recrutador durante a entrevista, responda sempre de maneira clara e objetiva as dúvidas do entrevistador. Apresente também os seus pontos positivos e quando for questionador sobre os negativos, seja sincero, mas sem dar muitos detalhes.

5 – Rrecorrera ao seu networking. Avise aos seus contatos que está procurando emprego. Muitas vezes pessoas próximas do seu convívio podem auxiliá-lo a encontrar uma nova vaga.

6 – Seja flexível. Neste período de crise é importante que você esteja aberto a novos desafios na carreira, como trabalhos temporários, freelancer e até mesmo de outros setores do mercado de trabalho.

7 – Potencialize a sua formação acadêmica e procure se manter positivo! Aproveite este período em casa para organizar fatores importantes da sua vida. Ter essas etapas bem alinhadas agora pode chegar a oferecer-lhe mais disposição quando retornar ao mercado de trabalho.

Tenha em mente que apesar da redução de vagas abertas, ainda há setores que continuam com as contratações – sim, em um ritmo menos acelerado, mas que não param de gerar novas chances de recolocação. Segundo o jornal Bom dia Brasil, há áreas de trabalho que são consideradas essenciais e que apesar da crise seguem em busca dos profissionais qualificados.

Na última sexta-feira (25), publicamos na página do InfoJobs no Facebook, algumas áreas profissionais essenciais e suas respectivas oportunidades em aberto no InfoJobs. Confira aqui.

As crises não são eternas, logo o mercado de trabalho retorna ao seu funcionamento normal, mas enquanto isso é importante que você seja flexível em relação às oportunidades e a pretensão salarial. Abra um leque de opções, caso tudo esteja em sintonia com a empresa a vaga será sua.

InfoDica: Mantenha o seu CV atualizado dia a dia. Você já atualizou o seu currículo no InfoJobs? Clique aqui e veja se todas as informações do seu CV estão corretas e candidate-se às vagas disponíveis.
Para realizar essa ação é necessário que você acesse a sua área de candidato.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas