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7 passos para ter êxito em uma dinâmica de grupo

Confira algumas dicas

29 de Março de 2017

Para muitos candidatos as dinâmicas de grupo são desagradáveis, pois, os deixam desconfortáveis com as ações e jogos propostos pelo recrutador. Esse pensamento deve ser deixado de lado, pois é uma etapa muito importante do processo seletivo. Uma postura solícita e disposta aumenta as chances ter um resultado satisfatório nessa fase. Confira agora algumas dicas para ajudá-lo nesse momento do processo:

3 passos para preparar-se para uma entrevista de emprego 1. Fique de olho nos outros participantes.

Repare em como se comportam e como reagem às perguntas. Afinal, será com eles que você vai desenvolver a atividade, sendo assim identifique aqueles que possuem atitude de liderança. Tente juntar-se com os participantes que podem aportar algo às suas ações. Assim você conseguirá desempenhar um papel melhor durante a dinâmica.

2. Preste atenção às explicações sobre a atividade.

As orientações geralmente seguem um padrão e você deve estar atento para entender exatamente o que os recrutadores esperam de cada participante durante a atividade. É muito importante ter claro as ações que você vai executar nos próximos minutos.

3. Mantenha a calma, evite ser o centro das atenções.

Entenda que você está em grupo e os comportamentos observados valorizaram as relações de cada um em relação aos outros participantes. Observe os primeiros passos de todos, mesmo que você tenha dado a iniciativa ao trabalho.

4. Procure não demostrar desconforto em ser observado.

Não fique tenso se alguém escreveu algo logo após a sua ação. Pode ser positivo, por isso não sofra antecipadamente. Alguns observadores da dinâmica podem rir do que está acontecendo, devido algumas interações cômicas que podem suceder. Tente se concentrar nas suas ações e não deixar que fatores externos afetem o seu desempenho.

6. Seja participativo

Integre-se nas atividades de maneira solicita e procure falar apenas quando tiver certeza sobre o seu posicionamento, nem sempre os candidatos que mais falam são os que mais se destacam. Ajude o seu grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Desempenhe todos os papéis que você achar adequados, mas na dose certa e sempre focando o grupo. Não se esconda atrás do grupo, mas também não queira se destacar demais.

7.Faça uma breve avaliação da sua postura depois.

Após todo o processo, faça um checklist dos pontos em que você achou que se saiu bem e dos pontos que acha que poderia melhorar. Essa lista irá auxiliá-lo nos futuros processos de seleção. Tenha em mente que não é o resultado imediato do trabalho do grupo que valerá, mas a sua capacidade de reagir ao que está acontecendo, de escolher os comportamentos adequados e de desempenhar as ações solicitadas com competência e flexibilidade.

InfoDica:

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