Se nos anos 2000, a digitalização do mercado de trabalho era uma demanda crescente com a Geração Y, ou Millennials, hoje essa realidade tornou-se ainda mais necessária com a nova geração de talentos. São os atuais jovens, que nasceram na ascensão da internet, buscando uma experiência digital integrada no ambiente de trabalho.  

Pode soar estranho para os profissionais mais velhos, mas sim, parte da Geração Z, jovens nascidos em meados de 1995 a 2010, já estão ingressando no mercado de trabalho – alguns inclusive já concluíram a primeira graduação.

E como sabemos, são os jovens que ditam as tendências de mercado, ainda mais hoje com a tantas interfaces do mundo virtual e real. Assim, muitas marcas desenvolvem suas tecnologias e produtos pensando nas Gerações Millennials e Z.

Se os milllennials eram considerados “digitais”, imagine a geração seguinte? O mercado de trabalho está cada vez mais caminhando para absorver profissionais que já nasceram no mundo digital e que a tecnologia já faz parte de suas vidas.

É nesse ponto que o RH deve atuar para atrair e reter esses talentos, afinal como pensar em um público jovem sem contar com as contribuições de funcionários ligados nessa realidade? Aqui devemos pensar nos padrões de comportamento e consumo dessa nova geração de talentos.

Características da nova geração de talentos

Estamos falando de uma nova geração de funcionários que se adapta fácil as diferentes ferramentas tecnológicas, mas ao mesmo tempo, dependem dessas plataformas para realizar suas atividades.

Veja quais são as principais características:

Integração tecnológica

Um dos principais aspectos que atraem os jovens talentos, atualmente a maioria dos processos seletivos para vagas de estágio e trainee são feitos de forma digital, esse é o primeiro contato dos profissionais com a empresa, e apostar no recrutamento online, nas vídeos entrevistas e gamificação é uma forma de atraí-los.

Mas, além desse contato, é preciso inovar, adaptar todos os setores com a tecnologia ideal para uma experiência unificada, para esse público a tecnologia é a principal forma de solucionar problemas, aumentar o engajamento e produtividade.

Por muito tempo, a tecnologia foi vista como uma ameaça profissional que iria roubar muitos empregos, mas essa nova geração de talentos enxerga os avanços tecnológicos como um aliado importante para solucionar problemas e aprimorar os resultados, e entende que a necessidade das capacidades humanas para operar tais tecnologias.

Com isso, empresas com processos arcaicos, burocráticos e manuais não se destacam para esses profissionais. Tecnologia e inovação estão totalmente associadas a esse cenário, e aqui, a inovação diz respeito também de valorizar as capacidades humanas.

Como atrair a nova geração de talentos?

Além das experiências tecnológicas, que facilitam o dia a dia de trabalho, essa nova geração de talentos busca por empresas que estão alinhadas aos seus propósitos individuais de vida, por isso é importante pensa na marca empregadora, quais valores a sua empresa está transmitindo? Em muitos momentos esse é um fator mais relevante do que o salário.

Outro ponto importante é o engajamento antes e durante o processo seletivo, esses são candidatos que estão conectados com a marca, e cada vez mais acompanham as empresas que desejam ingressar, por isso é necessário interagir sempre com os profissionais, e encantá-los com os diferenciais da sua empresa.

Esse também é um grupo que questiona os modelos tradicionais de trabalho e hierarquia. Qualidade de vida, reconhecimento e dinamismo são pontos importantes para atrair funcionários da geração z, e cada vez mais estabilidade financeira para projetos pessoais são levados em conta, por isso, esse é um grupo que preza por plano de carreira.

Reconhecimento: Como mencionamos, a valorização é um ponto importante para a nova geração de talentos. Marcas que cuidam dos funcionários, investem em capacitação e plano de carreira, possuem destaque entre os jovens profissionais. Os millennials e a Geração Z, buscam cada vez mais crescimento profissional rápido, motivados pelos desafios e aprendizados diários;

Competitividade: Essa é uma geração que lida bem com os desafios para o desenvolvimento de suas capacitadas. Aqui, a competitividade deve ser estimulada por esse âmbito, dessa forma os profissionais se sentem mais alinhados ao propósito da empresa, e assim são mais produtivos, visando o sucesso corporativo;

Liberdade criativa: Outra forma de estimular a produtividade dos profissionais e atrair a nova geração de talentos, é permitir a liberdade criativa. Esses funcionários estão diariamente em contato com as novidades do mercado e precisam sentir que a sua empresa está aberta para as suas contribuições, e assim criar o sentimento de pertencimento. Estratégias que estimulem a criatividade e liberdade dos colaboradores podem render boas soluções e diferenciais para o seu negócio.

Liderança qualificada: Para estimular a criação e inovação da nova geração de talentos, é preciso ter líderes qualificados e inspiradores. Nesse aspecto dois quesitos influenciam diretamente, o primeiro, um líder bem preparado sabe aproveitar ao máximo um talento promissor, estimulando seu desenvolvimento. Por outro lado, um líder comprometido e qualificado torna-se uma inspiração profissional para os jovens, que enxergam em seus gestores um caminho a trilhar;

Qualidade de vida: A satisfação dos millenials e da Geração Z no ambiente de trabalho reflete na sua produtividade, por isso o bem-estar corporativo é tão importante, o ambiente físico e o clima organizacional precisam ser agradáveis. Locais bem iluminados, confortáveis e uma cultura que gere confiança e empatia entre os colaboradores é fundamental para esses funcionários. Para a nova geração de talentos o bem-estar no trabalho está associado também a qualidade de vida, por isso esses profissionais valorizam esse aspecto;

Flexibilidade: Como falamos anteriormente esse é um conceito totalmente ligado a qualidade de vida e valorização profissional. A nova geração busca por empresas que possam conciliar o trabalho a suas vidas pessoais, por isso a flexibilidade no horário de trabalho, e até mesmo a possibilidade de trabalhar de casa, é decisiva na hora de escolher um emprego;

Propósito: Essa nova geração de talentos acredita nas causas que os inspiram, e por isso buscam empresas com valores bem definidos, aliada de causas importantes para a construção de um mundo mais positivo, como a inclusão social, a diversidade e a preservação do meio ambiente entre outros. Nesse ponto a cultura da empresa e os seus propósitos vão além do salário.

A partir desses novos formatos, e com tantas mudanças, pode ocorrer o conflito de gerações, são três ou até mesmo quarto grupos diferentes atuando juntos. Por isso o RH precisa fazer um esforço maior para que a integração seja eficiente para todos, permitindo as equipes sejam plurais e alinhadas.

O processo de trabalhos em grupo deve ser estimulado, assim a troca de experiências e a colaboração facilita a dinâmica entre as gerações.

Atualmente, é importante que a sua empresa se prepare para receber a nova geração de jovens talentos, são esses profissionais que vão compor o mercado daqui para frente, por isso é preciso de adaptação e crescer junto com eles.

Leve em consideração que são colaboradores atualizados e atentos as novas tendências, e por isso podem ajudar o desenvolvimento do seu negócio, em um processo de constante evolução.

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