O processo de recrutamento e seleção da sua empresa é realizado de forma inteligente?

Realizar um processo seletivo com qualidade e em curto prazo faz parte das necessidades das empresas e, para facilitar, acelerar e melhorar este processo, é preciso atrelar profissionais de recursos humanos engajados e novas tecnlogias.

21 de Fevereiro de 2019

Este artigo explica o que é Smart Recruiting (Recrutamento Inteligente) e mostra a importância de utilizar esta métodologia estratégica para garantir o sucesso no processo de seleção.

O processo de recrutamento e seleção da sua empresa é realizado de forma inteligente?


Smart Recruiting: o que é?
A expressão Smart Recruiting pode ser compreendida como o processo de automatização do recrutamento e seleção, para que as equipes de gestão de talentos mantenham atenção para o planejamento estratégico e atração, engajamento e retenção de pessoas com o perfil adequado para os cargos propostos, intensificando o desenvolvimento.
A constante evolução do RH conta com o auxílio de novas experiências tecnológicas que geram possibilidades para as organizações implementarem táticas inteligentes na busca e seleção de profissionais.
Centralizando dados em um único painel de controle é possível encontrar o profissional ideal para suprir a necessidade da empresa e reduzir custos, pois o processo será mais assertivo, proporcionará experiência positiva aos candidatos, evitará retrabalhos aos recrutadores e transformará processos burocráticos e repetitivos em automáticos, além de possibilitar as melhores tomadas de decisões para contratação.

Quais os benefícios do Smart Recruiting?
Agora que entendemos o que é recrutamento inteligente, vamos conferir os benefícios da utilização de um software de última geração.
Investir em recrutamento inteligente significa obter resultados positivos a médio e longo prazo, pois proporciona assertividade em contratar profissionais que possuem os mesmos valores culturais e mantê-los comprometidos com os objetivos da empresa.

Automatização
Existem diferentes etapas que oportunizam a automatização do início ao fim dos processos de seleção: atração de candidatos qualificados e triagem de currículos, por exemplo. O primeiro passo é detectar em quais partes do processo de recrutamento nos deparamos com tarefas repetitivas e que ocupam muito tempo.
Dessa forma, o recrutador pode realmente se concentrar no principal: os candidatos. E os resultados, consequentemente, são mais satisfatórios, pois a automação permite a dedicação de tempo para tarefas estratégicas que agregam valor ao departamento de gestão de talentos.  
Ao utilizar um software de RH que integra todo o seu processo, é possível ter insights, ou seja, a compreensão rápida de como os processos seletivos estão sendo desempenhados.

Assertividade na contratação Com a inteligência artificial integrada ao software recrutamento, o sistema funciona como uma machine learning e, de acordo com o comportamento dos recrutadores na ferramenta, os currículos oferecidos exibem maiores níveis de adequação e identificação com a oferta da empresa, garantindo a qualidade dos candidatos no processo.
Com mais assertividade no processo é possível reduzir turnover e manter os profissionais engajados e produtivos na organização.

Triagem de currículos
Com o uso da tecnologia e de testes avançados e personalizados, é possível fazer uma triagem apurada dos currículos. Os dados dos profissionais são filtrados e permite realizar uma análise dos níveis de adequação de habilidades e de comportamento com a oferta apresentada pela organização.
Com o Smart Recruiting é possível criar uma regra de adequação de acordo com sua necessidade. Por exemplo, você define que os currículos que tiverem um grau de aderência de 50% ou mais continuarão no processo, quem tiver menos aderência vai para a área de descartados, e todos podem receber e-mails de feedback personalizados sobre as etapas do processo. Tudo isso de forma automatizada!

Testes e entrevistas virtuais
Cada vez mais os testes estão presentes nos processos de recrutamento e com bastante relevância para manter ou descartar currículos. Com o uso da plataforma, é possível encaminhar aos candidatos, de modo automático, testes de linguagem e comportamentais a qualquer momento.
Além disso, níveis de importância para as perguntas também podem ser inclusos no processo automatizado ao serem configuradas uma única vez no início do processo seletivo. Há duas possibilidades disponíveis: perguntas abertas e fechadas. Após a conclusão dos testes, a empresa pode visualizar o desempenho dos participantes.
Para esclarecer...
Perguntas fechadas: resposta padronizada, facilita a triagem do candidato.
Perguntas abertas: permite que o recrutador conheça mais o participante.
Testes de linguagens e comportamentais: permitem identificar habilidades.

Comunicação
Mesmo com o fluxo de seleção automatizado, a comunicação deve acontecer de maneira efetiva, para os candidatos e membros da empresa que estão de alguma forma envolvidos com o processo de recrutamento.
Com o software de tecnologia avançada é possível compartilhar impressões, avaliações, anotações, sugestões, e todas as informações pertinentes com o grupo e definir as melhores estratégias de recrutamento. Desta forma, é estabelecido um modo uniforme para que as percepções dos envolvidos fiquem claras e, consequentemente, realizem a seleção com segurança por meio de entrevistas presenciais e virtuais.
Através de e-mails personalizados, os candidatos podem receber de maneira direcionada, todas as informações para que saibam como e quando agir nas fases do processo de seleção.

Contratação rápida
Você consegue imaginar um processo seletivo com meses de duração?
Sim, ainda acontece. Mas as empresas que acompanham as demandas e atualizações do mercado sabem a importância de agilizar o processo e reduzir ao máximo as estatísticas de fechamento da vaga. Investir em recrutamento inteligente auxilia na efetividade e agilidade da contratação.
Como é possível acelerar sem perder a qualidade na contratação?
A vaga disponibilizada pela empresa pode ser compartilhada, simultaneamente, em multiplataformas, auxiliando no alcance dos candidatos em pouco tempo.
Você escolhe os canais estratégicos de divulgação para atração de candidatos para sua vaga e, com apenas um clique, publica a oferta.
Após direcionar a oferta através dos canais digitais como fonte de recrutamento, a triagem de currículos permite que o alcance de visualizações não altere a qualidade dos candidatos, pois irá sugerir os perfis que melhor se enquadram com a vaga.
Obtendo as informações essenciais, é possível realizar todas as ações programadas e concluir com agilidade a contratação.

Melhor experiência para candidatos
A percepção e envolvimento dos candidatos nos processos seletivos fazem toda a diferença! Um dos objetivos do Smart Recruiting é aproximar o candidato da sua marca empregadora, para que se sintam confortáveis e motivados a participar do seu processo seletivo.
A plataforma permite que os participantes sejam informados sobre cada fase do processo, de forma personalizada e automática, o que melhora a experiência do candidato e contribui para trabalhar o Employer Branding da sua empresa.

Segurança de dados
Ao automatizar os processos, os dados ficam salvos e registrados na plataforma online, e reduz os riscos de perda das informações. Além de assegurar o sigilo, uso e manipulação dos registros, e permitir que fique disponível apenas para as pessoas necessárias e estrategicamente envolvidas na contratação.

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