Em diversos momentos a diversidade dentro das corporações não reflete a realidade da sociedade plural em que vivemos, por isso, organizações que compreendem a importância de oferecer oportunidades justas, sem distinções e preconceitos, se destacam no mercado de trabalho.

Empresas inovadoras entendem que o pilar do sucesso corporativo está sustentado nas principais vertentes:

O processo de aceitar a diversidade não contempla somente respeitar os gêneros, cores, diferenças físicas e motoras, ou orientações sexuais. Mas oferecer também espaço para apresentar novas culturas e ideais distintas. Em uma empresa, essa pluralidade, alinhada ao fit cultural, influencia diretamente o desenvolvimento criativo e inovador de seus colaboradores.

Nesse artigo vamos apresentar a importância da diversidade corporativa para impulsionar as equipes, atingindo de forma ampla e positiva o clima organizacional. E qual o papel do recursos humanos enquanto agente ativo para essas mudanças com o auxílio de ferramentas tecnológicas. 

Qual a importância da diversidade empresarial?

Uma empresa que entende a necessidade e importância da diversidade dentro do negócio, apoia por consequência o respeito e a valorização de ideias distintas. Ao realizar processos inclusivos, uma organização oferece aos funcionários um sistema natural de troca de vivências, que são enriquecedoras para todos os níveis hierárquicos.

Esse quadro com diversidade de ideias e posicionamentos contribui para o desenvolvimento de novos planejamentos e processos criativos, visto que permite visões distintas em todas as sugestões e soluções para resolução de problemas, o que torna a tomada de decisões mais assertiva.  

Além disso, habilidades como:

São desenvolvidas de forma mais ampla, devido à pluralidade no ambiente de trabalho. Uma política de diversidade bem aplicada promove a redução do turnover, influenciando assim os resultados positivos, com colaboradores mais engajados e produtivos.

Outro ponto importante está relacionado à imagem, empresas que valorizam a inclusão social e diversidade de profissionais, sejam por características atribuídas fisicamente e biologicamente, ou até mesmo a divergência de posicionamentos, são melhores vistas pelo mercado.

Nesse ponto, a vantagem para empresa está ligada a busca efetiva de profissionais que estão à procura de uma nova colocação, e com isso a diversidade de profissionais se reflete na atração de talentos com expertises diferentes para preencher uma vaga. Esse número elevado de candidaturas é resultado do posicionamento da marca, que faz um papel importante para a inclusão e transformação do mercado corporativo de forma igualitária.

Atualmente, existem medidas públicas, criadas pelo governo, que garante a inclusão de pessoas com deficiência e negros, por meio da Lei das Cotas, que se baseia em uma porcentagem de acordo com o número de funcionários no quadro geral. Entretanto, empresas que realmente possuem a diversidade como pilar não se baseiam apenas em leis, mas sim nos próprios ideais.  

É importante ressaltar que esses valores de inclusão e diversidade corporativa devem estar alinhados ao fit cultural e princípios da marca, não sendo apenas usados em momentos oportunos para aumentar a visibilidade da empresa.

Contempla a inclusão e diversidade corporativa:

De forma geral, a diversidade engloba diversos fatores, que proporcionam a quebra de paradigmas sociais já impostos culturalmente, e o ambiente de trabalho como extensão do ambiente social e político representa uma parcela importante para impulsionar a valorização dessas pessoas.

O que é preciso fazer para implementar a diversidade na sua empresa? 

A digitalização dos processos do setor de recursos humanos e o recrutamento e seleção feito com o software certo é a principal forma para contratar de forma inclusiva. Mas, antes de receber qualquer profissional é preciso pensar no modelo de negócio e analisar se a empresa e funcionários estão prontos para receber estes novos profissionais.

A infraestrutura e a cultura da corporação devem ser ajustadas para fornecer condições adequadas para todos os colaboradores.

Confira algumas medidas para adotar ao criar uma política de diversidade e inclusão social:

1. Combata o preconceito: Esse é um assunto delicado, mas deve ser o primeiro passo para realizar a inclusão social dentro das empresas. Os gestores devem estar atentos aos comentários e posturas discriminativas que possam intimidar algum colaborador, sem essas questões, o clima se tornará saudável e acolhedor;

2. Alinhe as normas e comunicação: As normas internas, e principalmente a comunicação não podem gerar empecilhos para os colaboradores ou qualquer forma de discriminação. Nesse âmbito é preciso tomar cuidado com as palavras e se colocar no lugar do outro para não gerar situações desagradáveis;

3. Realize adequações ergonômicas: Esse é um dos pontos mais importantes para a inclusão de profissionais com deficiência física. O ambiente de trabalho deve ser adequado para que todos os colaboradores possam realizar suas funções, sem riscos à segurança.  A tecnologia também viabiliza formas de diversidade, como softwares que permitem a automação por reconhecimento de voz para pessoas com baixa mobilidade.

Para o sucesso da inclusão é necessário orientar todos os colaboradores como lidar com a diversidade dentro da empresa, buscando sempre práticas que visam à boa convivência.

É fundamental também motivar a equipe para que todos possam participar de ações que promovem a qualidade do clima organizacional, sempre apoiados pelo RH e gestores. Com isso, respeitam-se as diferenças, vivências e particularidade de cada colaborador.

Como contratar pensando na diversidade corporativa com a tecnologia?

Compreender a importância de fomentar a diversidade dentro das empresas é o primeiro passo para fornecer oportunidades aos profissionais no mercado. Com isso em mente, é necessário analisar a cultura da empresa e preparar o ambiente, físico e comportamental, para a inclusão desses colaboradores.

Agora vamos focar nos mecanismos práticos para realizar os processos de recrutamento e seleção mais inclusivos:

1. Faça um job description atraente e inclusivo: Descreva as ocupações do cargo oferecido de forma inclusiva, sem aptidões “obrigatórias”, é importante mostrar que a empresa não se baseia em características físicas, mas sim em competências. Isso irá permitir que todos os profissionais sintam-se à vontade para se candidatem;

2. Realize uma triagem imparcial: Para uma empresa realizar um processo de recrutamento e seleção realmente inclusivo é fundamental que o setor de recursos humanos e os gestores avaliem as qualificações técnicas e experiências dos profissionais, e não aspectos físicos. Nessa etapa é importante orientar e treinar a equipe de forma adequada para realizar uma entrevista isenta de pré-conceitos;

Com o auxílio da tecnologia: Ao utilizar um Software de Recrutamento e Seleção, como o Pandapé, para realizar essas etapas, irá comprovar sua efetividade. Por meio do ATS, é possível fazer o recrutamento oculto, ou seja, sem ter acesso ao gênero, idade, cor e até mesmo o nome do candidato, ou qualquer outra informação pessoal. Com esse recurso os recrutadores analisam apenas as competências e os testes de habilidades e qualificações antes de conhecer o candidato pessoalmente;

3. Defina o perfil desejado: Em alguns momentos será necessário aplicar alguns conceitos e requisitos de diversidade para encontrar o candidato ideal. A tecnologia será um aliado do recursos humanos ao estabelecer filtros para triar os candidatos de acordo com as determinações.

4. Busque os candidatos no local certo: Entender o perfil do candidato irá auxiliar a equipe de recrutadores a publicar a vaga no canal correto, de acordo com o comportamento de cada profissional. Contar com um banco de currículos diverso, como o do Infojobs, com mais de 36 milhões de candidatos, irá ajudar a chegar no perfil desejado e promover a diversidade.

De forma geral, um ambiente de trabalho que valoriza a inclusão e diversidade mantém o equilíbrio na distribuição de cargos e tarefas, independente de qualquer característica limitante. Essas diferenças agregadas a um ambiente motivador resultam em bons resultados tanto para a empresa quanto para cada profissional.

A melhor maneira de realizar processos inclusivos, que possibilitam a contratação de vários perfis, é por meio de um Software de Recrutamento e Seleção, que contam com a inteligência artificial e o cruzamento de dados para encontrar e selecionar os profissionais.  

Sua empresa está preparada para se tornar mais inclusiva e diversa?

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos