Dentre os diversos fatores que formam a reputação de uma empresa, um deles vem chamando a atenção de recrutadores e especialistas no desenvolvimento de talentos. A empresa deve se preocupar não só com o seu desenvolvimento no mercado, mas também com a forma como cria e gerencia o ambiente de trabalho de seus colaboradores.

A realidade do engajamento de novos talentos, hoje, esbarra em um conflito de gerações. Sabe-se que a geração Y está mudando as estruturas do mercado, criando novos tipos de empresas e isso força que as grandes corporações tomem posicionamentos mais efetivos. A hegemonia que grandes grupos tinham quando eram considerados as melhores empresas para trabalhar tem sido abalada pela criação dessas novas organizações.

No contexto atual, conseguir uma boa reputação, implica em uma preocupar-se com as questões sociais. As empresas que apostam e se identificam com causas voltadas ao desenvolvimento da região onde residem ganham destaque positivo na mídia, e assim desenvolvem um ponto importante aos olhos de novos investidores. A preocupação com o capital se mantém, no entanto, deixa espaço para outros aspectos do negócio.

Podemos citar os novos estudos de uma pesquisa realizada pela Engage-X¹, que contou com opinião de stakeholders em relação à reputação das empresas. Os fatores apontados no estudo estão listados em ordem de importância: posicionamento estratégico, ambiente de trabalho e gestão de talentos, governança e sustentabilidade/ESG, capacidade de inovar, solidez dos resultados financeiros/estrutura de capital e qualidade de produtos/serviços. E basta um breve olhar para perceber que o segundo ponto apontado é o desenvolvimento do ambiente de trabalho e a gestão de talentos.

Em nosso atual momento é necessário que as empresas fechadas em um molde antigo de negócio consigam enxergar as mudanças de mercado para se adaptar. O desenvolvimento das organizações está diretamente relacionado a uma forma mais objetiva e humana do gerenciamento dos talentos.

Os novos profissionais não estão tão preocupados com a segurança de ter uma vaga de emprego garantida. Ao contrário, com profissionais cada vez mais bem preparados, são as empresas as preocupadas em atrair esses talentos. E é por isso que a atenção com a reputação se faz necessária.

Podemos dizer que a reputação está ligada aos processos de inovação de uma corporação, pois, sem os profissionais gabaritados para realizar esses processos, a empresa se manterá estagnada no mercado.

Ter os processos de gestão de talentos bem estruturados, onde os profissionais sintam a possibilidade de crescimento nos seus cargos e sentindo que suas competências são reconhecidas, faz com que a corporação crie o desejo de que outros colabores façam parte da dessa organização. Consequentemente alcança um valor diferenciado no mercado.

Esse posicionamento já começa no recrutamento de novos talentos. O Infojobs.com.br lançou recentemente um selo de excelência em recrutamento, que classifica as empresas que são mais ativas em um retorno aos candidatos tornando o processo de candidatura mais objetiva. Os candidatos têm acesso à lista das empresas que possuem o selo e poderão decidir se desejam ou não concorrer a uma vaga naquela corporação. O selo é um passo importante para auxiliar as empresas na gestão e criação de uma reputação mais efetiva.

¹Engage-x, onde “x=xtakeholders” – Startup criada em 2015 e controlada pela MZ”. Engage-x é uma plataforma colaborativa que simplifica e inova a comunicação e a interação entre stakeholders e empresas/marcas de interesse (smartphones e web). Registros: USPTO #86950947 e INPI #909108153.

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