Modelos de currículos: escolha o melhor para você!

O currículo tradicional tem perdido espaço. Um profissional deve sempre estar atento às transformações que acontecem ao seu redor.

16 de Agosto de 2016

Um currículo hoje em dia pode ter vários formatos, você deve se atentar ao que melhor evidencia o seu perfil profissional e se ele serve para a empresa aonde irá se candidatar. Separamos alguns modelos de currículos para que você possa escolher o que melhor favorecerá suas experiências e competências:

Confeccione um currículo assertivo com pouca experiência

Currículo em Vídeo Pontos positivos: É uma ótima oportunidade de mostrar a sua capacidade de síntese. Ajuda a destacar suas qualidades de expressão corporal e verbal. Pode ser indicado para profissionais que procuram uma posição de liderança ou aos profissionais da área de comunicação e arte.

Pontos negativos: Deve-se tomar cuidado com o que se fala no vídeo, e local onde gravar. Procure lugares mais tranquilos onde você possa falar com mais calma. Evite alegorias. Lembre-se, é um vídeo que o apresentará a uma empresa e não à um reality show. Currículo Infográfico Pontos positivos: Ideal para aqueles que possuem uma carreira profissional extensa a ser mostrada. Ao invés de escolher uma, ou citar todas as empresas por onde passou ou cursos que fez, você pode criar gráficos que indiquem o seu crescimento profissional. Outra característica deste currículo é a visual, procure deixá-lo visualmente atrativo. Crie um design próprio. Recomendado para aqueles profissionais mais focados em resultados.

Pontos negativos: Para que esse currículo fique visualmente atrativo é recomendável que seja feito por um profissional de design ou alguém com conhecimento em diagramação. As informações e gráficos devem ser coesos para evitar que o recrutador se confunda. Currículo Funcional Pontos positivos: Ideal para profissionais que ficaram afastados do mercado de trabalho e carregam em seu currículo espaços entre as experiências. No funcional, você não precisa apontar as datas em que elas aconteceram, pode organiza-las pelas mais importantes por exemplo. Esse currículo pode ajudar profissionais que procuram uma recolocação no mercado de trabalho ou aqueles que estão iniciando a carreira.

Pontos negativos: Por não ter uma ordem cronológica, pode atrapalhar o recrutador no momento de avaliar suas competências. Sendo assim, é importante criar uma linha lógica entre as experiências que apresenta. Currículo Cronológico ou Combinado Pontos positivos: O currículo combinado é o clássico que conhecemos, ele une as experiências e o tempo em que elas aconteceram. Ele é ideal para os candidatos que procuram cargos mais tradicionais e em empresas tradicionais também, pois por serem mais conhecidos, muitos recrutadores tem maior facilidade em visualizá-lo ao mesmo tempo em que os candidatos têm maior facilidade em fazê-lo.

Pontos negativos: Para aqueles que possuem muitas experiências esse formato pode deixar a desejar, pois, se você não tiver feito as transições de um cargo para outro de uma forma em que o aprendizado e o crescimento da carreira sejam perceptíveis, o recrutador pode identificar certa instabilidade no seu desenvolvimento profissional. InfoDica: Em nosso site você pode adicionar o seu modelo de currículo personalizado além do currículo clássico que já oferecemos a você. Clique aqui e ganha mais pontos com os recrutadores ao adicionar o seu toque pessoal ao seu currículo.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas