Uma boa tática para atrair profissionais “fora da curva” é investir em planos de carreira, desenvolvimento profissional movido à desafios e reconhecimento, mas manter o engajamento alinhado ao propósito da empresa é uma árdua tarefa. Ao analisar estrategicamente as empresas de pequeno porte, observamos que possuem vantagens para fomentar o desejo de pertencer e se envolver com os objetivos do negócio.

As empresas que almejam manter bons profissionais investem em capacitar os colaboradores através de treinamentos, workshops e oferecem experiências que geram aprendizados. Mas de acordo com a mudança de perfil dos profissionais, muitas vezes, esses esforços resultam em prepará-los para a concorrência. Por isso, um dos grandes desafios das organizações, e principalmente do RH, é engajar e reter talentos. A satisfação está diretamente ligada ao rendimento e comprometimento com os resultados da sua empresa e isso, consequentemente, reduz seu índice de turnover.

As pequenas empresas também podem, de maneira eficiente, conquistar credibilidade, engajar e reter talentos. Se encaixou neste tema e quer saber como? Continue a leitura e saiba quais estratégias pode adotar na sua organização.

Use a estrutura e comunicação a seu favor

A estrutura de pequeno porte permite menos níveis hierárquicos dentro das empresas, isso facilita a comunicação interna. Aumenta a possibilidade de melhorar fluxos com mais facilidade e rapidez e o contato com todas as áreas. Esta proximidade entre gestores e colaboradores quebram barreiras e permitem a troca de conhecimento e a comunicação entre todos os departamentos. Desta forma, todos conseguem contribuir e aprender com os processos da empresa.

Além disso, um canal aberto pode proporcionar um ambiente leve, harmônico, com mais confiança e satisfação.

Envolva os colaboradores em importantes decisões

Permitir que todos saibam que suas tarefas e responsabilidades são importantes para o resultado final é fundamental para que se identifiquem com a causa do seu negócio, e saibam que suas ideias e participações são valorizadas. O reconhecimento é primordial e está a frente de diversos outros critérios para que o talento continue em seu time.

Estimule a autonomia, participação, criação, inovação e a contribuição em projetos promissores e desafiadores, que agreguem valor e crescimento pessoal e profissional.

Crie um plano de carreira

Os talentos buscam oportunidades que os possibilitam prosperar, por isso o plano de carreira é tão valorizado, e se tornou um critério de avaliação para mudar ou não de emprego. Em empresas de pequeno porte, os colaboradores têm a chance de ocuparem cargos de liderança e gestão mais rápido do que em empresas grandes, pois, em muitas situações, agregam funções e conseguem se destacar e demonstrar suas habilidades e conhecimentos. Os gestores conhecem os funcionários, acreditam no potencial e, atrelado a flexibilidade de regras e hierarquia, é mais fácil promover os colaboradores e delegar projetos e objetivos desafiadores.

O plano de carreira, além de atrair talentos, gera o crescimento mútuo, pois ambos se desenvolvem. O colaborador se sente parte da instituição, cria vínculo e admiração por acompanhar a evolução e fazer parte das conquistas e trajetória.

Invista em Employer Branding

A construção da imagem da sua marca empregadora está interligada com os valores, cultura e a forma como as pessoas são tratadas em sua empresa.

Aproveite o benefício de ter mais proximidade em organizações de pequeno porte, conheça os seus funcionários e saiba o que é relevante para eles. Essas informações valem ouro na hora de traçar estratégias de Employer Branding.

Colaboradores valorizam feedbacks, pois faz parte do desenvolvimento profissional. A ausência de retorno pode prejudicar o andamento do seu negócio, influenciar negativamente na imagem da sua marca e causar a insatisfação e desmotivação do colaborador. Por isso, investir em feedback é essencial para retenção de profissionais.

Como promotores da sua marca empregadora, os colaboradores podem abrir ou fechar as suas portas para o mercado e, no caso de empresas pequenas, o retorno é rápido e aparente.

Proporcionar um ambiente leve e transformador, com foco em desenvolvimento, interfere na satisfação dos talentos e na maneira como promovem a sua marca interna e externamente.

Escute o seu time

Seja em pequenas ou grandes empresas, escutar os colaboradores é fundamental. Esses são as fontes mais seguras e assertivas para desenvolver estratégias de melhorias e Employer Branding.

A opiniões funcionam como um termômetro e, as empresas de pequeno porte, conseguem gerenciar e criar mais oportunidades para escutar as pessoas.

Como vimos, pequenas empresas possuem diversas vantagens para engajar e reter talentos. Graças aos avanços tecnológicos, essas possuem ferramentas e possibilidades de estratégia que as permitem recrutar profissionais excelentes e conquistar o seu espaço no universo corporativo.

Saiba também quais são os pontos importantes para reter os profissionais da geração Millennial em sua empresa, acesse e boa leitura.

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