Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho e o comportamento das pessoas estão mudando, sendo assim aumentou ainda mais a necessidade de direcionar o olhar para gestão de pessoas nas empresas e clima organizacional, responsabilidade principal do setor de recursos humanos.

Consequentemente, os profissionais de RH passam a ter mais destaque e se tornam mais estratégicos. Suas ações devem ser desenvolvidas e voltadas as boas práticas de gestão de pessoas, e têm influência direta na satisfação dos funcionários.

Ter conhecimentos sobre as sensações e percepções dos colaboradores sobre trabalhar na empresa, é fundamental para analisar e avaliar o clima organizacional. Este fator contribui significativamente para o sucesso das organizações.

Quer saber exatamente o que é clima organizacional, qual a importância e como mensurar na sua empresa? Responderemos todas essas questões neste artigo. Confira!

O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?

O clima organizacional é um conjunto de fatores que compõe o nível de satisfação dos colaboradores em relação às empresas. E está totalmente associado a percepção que os funcionários têm sobre a gestão, a organização e aos colegas de trabalho.

Estes sentimentos e emoções, interferem na forma como os colaboradores interagem com a marca, lidam com os colegas de trabalho, com os stakeholders e determinam sua trajetória na empresa.

Em resumo, o clima organizacional influencia na relação entre funcionários e empresa, e em determinado momento, pode refletir inclusive no estado psicológico dos colaboradores.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL?

O clima organizacional é o termômetro de engajamento dos colaboradores e têm o poder de interferir em diversos fatores, desde ambiente de trabalho até resultados e atingimento de metas. Quando positivo o clima organizacional gera bons resultados para a empresa, além de ressaltar para o mercado de trabalho a efetividade trabalhar o Employer Branding.

Quando o clima atinge um nível negativo, afeta o pilar mais importante da empresa, as pessoas. Isso gera queda na produtividade, baixo engajamento com os projetos da empresa e, em casos mais graves, reflete na relação entre clientes e fornecedores.

O clima organizacional é um dos principais fatores avaliados pelos candidatos para aceitar uma oferta de emprego, pois, como vimos no artigo lista completa dos benefícios empresariais mais “queridinhos” dos funcionários, salário já não está no topo da lista como fator decisivo para o aceite de uma proposta de trabalho. Os profissionais visam entrar em uma empresa que contribua para seu desenvolvimento profissional, que tenha um ambiente de trabalho positivo e com pessoas que sigam em direção do mesmo propósito.

COMO MEDIR O NÍVEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL?

Há diversos meios e maneiras de medir o nível de satisfação dos colaboradores, ainda mais com a quantidade e diversidade de soluções digitais que a tecnologia oferece constantemente. Mas ressaltamos que: somente instalar um software em sua organização não é suficiente. Para atingir bons resultados em pesquisa de clima, os colaboradores precisam sentir-se seguros, engajados e saber que a sua opinião realmente importa.

É importante manter um canal aberto e transparente com os funcionários, com a premissa de demonstrar para as pessoas que ideias, sugestões e pensamentos são valorizados.

Abaixo, listamos os principais meios de avaliação do clima organizacional.

Pesquisa através de questionário

Disponibilizar um questionário através de alguma plataforma de pesquisa é uma boa opção para entender, na visão dos funcionários, quais são os pontos positivos e quais são os pontos que precisam de mais atenção na sua empresa.

As questões podem ser dissertativas ou de múltipla escolha, o importante é que elas respondam o objetivo principal que é gerar informações sobre os pontos fortes e fracos que envolvem o clima organizacional.

Pesquisas em formato de entrevista

A entrevista apresenta uma técnica diferente para coleta de dados, na qual o profissional de RH tem um contato mais direto com o colaborador, no sentido de extrair informações mais aprofundadas sobre seu dia a dia e o clima organizacional. Para aplicar esse método é fundamental o planejamento das perguntas que serão feitas, uma vez que requer um cuidado especial no desenvolvimento e abordagem.

Segundo Dencker (2000), para elaborar e estruturar uma entrevista de clima, as perguntas podem ser definidas gerando respostas diretas ou semiestruturadas, permitindo que o entrevistador tenha liberdade no direcionamento.

Pesquisa NPS

Atualmente, um dos modelos de pesquisa de satisfação mais usados é o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia inovadora, que simplifica muito a captação de informações e tabulação dos resultados.

Neste modelo o colaborador responde algumas perguntas, cujas respostas entram numa escala de 0 a 10. Após a pesquisa o recrutador terá a noção de quantos são detratores, neutros ou promotores de sua empresa. Facilitando o entendimento e o nível de satisfação com a companhia.

Outra ferramenta tecnológica que funciona como um apoio para o RH mensurar o nível de satisfação de seus colaboradores é a página pública da empresa no Infojobs.

Na ferramenta, os colaboradores e ex-colaboradores, que têm cadastro no jobsite e possua uma experiência na empresa, podem avalia-las em questões como: benefícios e salários, ambiente de trabalho, diretoria, oportunidades de carreira, avaliação geral e empresa recomendável.

Além disso, os os candidatos que participaram de algum processo seletivo também podem avaliar como foi a experiência no recrutamento e seleção da marca.

Podemos ver que o clima organizacional é uma variável que influencia diretamente no resultado da empresa e está atrelado ao desempenho e produtividade da equipe.

Sendo assim, é essencial tornar o clima leve e favorável, e focar em ações que promovem o bem-estar corporativo pode ser uma ótima estratégia.

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