5 Tendências em Recrutamento e Seleção para aplicar ainda em 2019


Uma reflexão no meio do ano para falar sobre tendências em recrutamento e seleção.


15 de Maio de 2019

Já parou para pensar que só falamos de tendências no começo ou fim do ano? Como se fosse uma lista de metas ou dicas que temos que seguir durante o ano, as tendências costumam aparecer em datas muitos específicas.

No entanto, é no decorrer do ano que o trabalho acontece, os cenários mudam e os resultados são ou não alcançados. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo repleto de tendências em recrutamento e seleção para você seguir ainda em 2019 e gerar os resultados esperados pelos próximos meses.

1. Candidate Experience:

Para muitas empresas, dar atenção à experiência do candidato não é mais uma tendência em recrutamento e seleção.

No entanto, para algumas organizações, ainda é um desafio enorme planejar o recrutamento pensando em Candidate Experience como uma estratégia de melhorar a reputação da marca.

Criar um processo em que o profissional se sinta bem e tenha boas impressões da sua empresa, pode ser um excelente meio de atrair novos olhares para a sua marca. Pois, um candidato satisfeito, mesmo que não passe na entrevista, pode transmitir suas impressões em sites e plataformas de avaliação, como essa do Infojobs e ajudar a alavancar a imagem da organização, atraindo novos talentos e, até mesmo, possíveis clientes que se identifiquem com a cultura e os valores da companhia.

tendências em recrutamento e seleção

2. Ferramentas de automação de processos em R&S:

As ferramentas de automação já fazem parte do dia a dia de muitas empresas e, cada vez mais, profissionais de RH que se adaptam as mudanças e se interessam por inovação estão saindo na frente. Essa tendência em recrutamento e seleção vem mudando o cenário de RH e, com tantas opções e informações no mercado, é preciso estar atento para identificar as dores do seu setor e saber em qual ferramenta investir e em que momento.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção, é uma ferramenta que automatiza processos operacionais e garante mais humanização na seleção de candidatos.Com comunicação integrada, automatizada e processos pensados na experiência do candidato, ficará mais fácil atrair os melhores talentos para sua organização.

3. Inteligência Artificial a favor do RH:

Muito se fala de Inteligência Artificial, mas, na prática, o uso desse recurso a favor do RH ainda é pouco utilizado.Quando o assunto é AI para recrutamento e seleção, a capacidade de gerar informação e levantar dados que sirvam, tanto para mostrar resultados, quanto para atrair os candidatos é enorme.

Por isso, a dica aqui é a seguinte: estude, pesquise, entenda sobre o assunto e descubra como esses mecanismos podem fazer a diferença para você, seu trabalho e sua equipe. Tente identificar as ferramentas que usam Inteligência Artificial, como funcionam e qual impacto para o seu dia a dia.

A Inteligência Artificial do PandaPé utiliza uma rede neural, que armazena informações de acordo com o comportamento dos recrutadores. Com isso, o sistema passa a reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e ajuda o RH a encontrar os melhores talentos.

Conheça o PandaPé


4. Visão estratégica no final de um processo seletivo

Assim que o colaborador inicia sua trajetória na empresa, ele começa a contar uma história junto com a marca. E, uma tendência em recrutamento e seleção é a visão estratégica em relação ao momento de fechamento da vaga.

Ao ingressar na instituição, os funcionários passam a fazer parte do negócio, transformam suas rotinas na busca por resultados para a companhia e, em contrapartida, esperam algum retorno por parte da organização. Seja em relação a promoções, plano de carreira, benefícios, desenvolvimento educacional ou, até mesmo, pequenas melhorias no ambiente de trabalho, todo novo colaborador espera que, em médio ou longo prazo, a empresa se preocupe com ele.

Nesse sentido, ao fechar uma vaga e decidir pelo candidato ideal, o recrutador pode alinhar as expectativas para traçarem, juntos, um caminho a ser percorrido. Ao entrar, ele saberá exatamente onde tem que chegar, o que esperam dele e até onde pode crescer com a empresa.

Essa visão estratégica, ainda no recrutamento, pode ajudar na retenção de talentos e dificulta a entrada de profissionais que não estejam alinhados com a cultura e valores da organização.

5. Adaptação a realidade do mercado

Assim como aconteceu uma grande mudança no perfil dos consumidores, os profissionais também estão transformando o mercado de trabalho. A geração Millennial, por exemplo, é conhecida por buscar empregos em empresas que as representem, onde possam vestir a camisa e se sentir parte do negócio. Alguns pontos que mudaram muito nos últimos anos e que podem te levar a uma reflexão são: flexibilidade de horário e local de trabalho, ambiente com espaços de descompressão, relação entre objetivos profissionais e pessoais, alinhamento dos valores do colaborador com valores da empresa.

Nessa perspectiva, é interessante que o recrutador faça uma avaliação sobre como andam os processos de seleção, qual perfil de candidatos costumam atrair e se é necessário fazer uma adaptação em relação ao novo cenário, exigências e novos anseios dos profissionais mais aderentes à empresa.

Estes 5 itens listados como tendências de recrutamento e seleção para aplicar ainda em 2019 são alguns pontos que podem ser levantados ao longo do ano, como forma de melhorar o trabalho de R&S e, consequentemente, os resultados da empresa.

Seja para destacar o setor internamente, para atrair os melhores talentos ou para elevar o patamar do seu recrutamento e seleção, acompanhar novidades, seguir dicas e ver o que estão fazendo no mercado é fundamental para o crescimento da área de recursos humanos.

Continue acompanhando nossos conteúdos e artigos e, vamos juntos, fazer a diferença no cenário de RH.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga