Preparar-se adequadamente para uma entrevista de emprego é essencial para aumentar suas chances de sucesso e impressionar os recrutadores.

Além de dominar o conteúdo técnico da entrevista, há uma série de outros aspectos que você precisa considerar antes e durante o encontro para garantir uma apresentação eficaz e profissional.

Neste artigo, vamos te apresentar os dez pontos que você precisa garantir antes e durante a entrevista para maximizar suas oportunidades de conquistar o emprego dos seus sonhos. Continue a leitura.

10 passos para você se garantir em uma entrevista

Prepare-se da melhor maneira possível para uma entrevista e garanta um bom desempenho antes, durante e depois dessa etapa dos processos seletivos, confira as dicas:

1. Pesquise sobre a empresa e o cargo

Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa, sua cultura, valores, produtos ou serviços e sua posição no mercado.

Além disso, entenda as responsabilidades do cargo para o qual está se candidatando e como suas habilidades e experiências se alinham com essas expectativas.


2. Pratique suas respostas para perguntas comuns

Antecipe as perguntas que os entrevistadores podem fazer e pratique suas respostas.

Isso inclui perguntas sobre suas experiências passadas, suas habilidades e competências, bem como perguntas comportamentais que avaliam como você lida com determinadas situações.


3. Prepare exemplos concretos

Durante a entrevista, os entrevistadores geralmente solicitam exemplos concretos de suas realizações passadas.

Prepare-se para fornecer exemplos específicos de projetos em que trabalhou, desafios que enfrentou e como os superou, e resultados que alcançou.

Ao pensar sobre essas experiências com antecedência, você não é pego de surpresa e consegue passar confiança ao mesmo tempo em que não se esquece dos melhores pontos da sua jornada profissional.


4. Vista-se adequadamente

Escolha uma roupa adequada para a entrevista, levando em consideração o ambiente, a cultura da empresa e o seu cargo.

Opte por roupas profissionais e bem cuidadas que transmitam uma imagem de confiança e profissionalismo e que sejam mais discretas.


5. Chegue no horário

Chegue à entrevista com pelo menos 15 minutos de antecedência para demonstrar pontualidade e comprometimento.

Pense que imprevistos podem acontecer e no dia de uma entrevista de emprego essas situações podem ser determinante em sua avaliação.

Chegar com antecedência também lhe dará tempo para se acalmar e se preparar mentalmente para a entrevista, beber água e ficar mais a vontade com o ambiente.


6. Tenha cópias do seu currículo

Leve cópias impressas do seu currículo, carta de apresentação e quaisquer outros documentos relevantes que possam ser solicitados durante a entrevista, como o seu portfólio, por exemplo. Isso mostra que você está preparado e organizado.


7. Mantenha uma postura confiante

Durante a entrevista, mantenha uma postura confiante e aberta.

Sente-se ereto, faça contato visual com os entrevistadores e evite gestos ou movimentos nervosos que possam transmitir insegurança. Dê atenção a sua linguagem corporal, além de suas respostas.

Mesmo com o nervosismo, tente se lembrar de que a entrevista é o momento da empresa te conhecer, mas de você conhecê-la também, fique tranquilo.


8. Demonstre entusiasmo e interesse

Mostre entusiasmo e interesse pela oportunidade de emprego e pela empresa. Mesmo que esteja participando de mais de um processo seletivo, demonstrar que a vaga é relevante e faz parte dos seus objetivos é importante para colaborar com seu perfil profissional.

Faça perguntas pertinentes sobre a posição, a equipe e suas oportunidades e desafios nesse cargo, e também, a cultura da empresa para demonstrar seu interesse genuíno. Essas perguntas são bem vistas pelos recrutadores.


9. Comunique-se de forma clara e efetiva

Comunique-se de forma clara, concisa e eficaz durante a entrevista.

Evite jargões ou linguagem técnica desnecessária e certifique-se de que suas respostas sejam relevantes e diretas.

Lembre-se de que o recrutador já possui o conhecimento básico sobre a posição e todos os detalhes referentes a vaga e as necessidades da equipe.


10. Finalize com um agradecimento

Ao final da entrevista, agradeça ao recrutador e se mostre solicito a outras conversas caso necessário. Em geral, é nesse momento que o entrevistador avisa quando será dado o retorno da entrevista, mas caso não seja mencionado, você pode perguntar.

Após a conversa, envie um e-mail de agradecimento aos entrevistadores, agradecendo-lhes pelo tempo e expressando seu interesse contínuo na posição. Isso mostra cortesia e profissionalismo.

Garantir que você está adequadamente preparado antes e durante a entrevista é fundamental para causar uma boa impressão e aumentar suas chances de sucesso.

Ao seguir esses dez pontos e se preparar de forma adequada, você estará bem equipado para enfrentar a entrevista com confiança e segurança.

Lembre-se de que a entrevista é uma oportunidade para mostrar o seu melhor e destacar-se como o candidato ideal para a vaga. Boa sorte!

Aproveite para colocar essas dicas em prática nos processos seletivos abertos no Infojobs, cadastre o seu currículo e candidate-se às vagas.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos